12 de janeiro de 2011

Um bom livro para aprender a programar

Antes de mais nada, devo dizer que não tenho domínio nenhum do assunto, minha única experiência com programação foi num curso meia boca de Basic / Cobol lá pelos idos de 1985.

De qualquer forma, resolvi aprender mais a respeito, não tanto a ponto de me tornar um programador profissional, mas pelo menos o suficiente para entender a piada do sudo make me a sandwich ou a do my code is compiling.

Existem centenas de linguagens de programação, mas por observação, concluí que os mais "populares" são C, C++, C#, JavaScript, Python, PHP, Perl e Ruby.

Ok, por onde começar?

Pesquisando no Google, em vários fóruns que existem por aí, qualquer que seja o idioma, não existe um consenso sobre qual a melhor linguagem de programação para se aprender primeiro. Mas de alguma maneira, cheguei a este livro muito bom chamado "Learn C on the Mac", de Dave Mark (infelizmente disponível apenas em inglês, em versão e-book).

Para quem, como eu, tem interesse pelas plataformas da Apple, este livro é um prato cheio. Afinal, quem tem um iMac tem à disposição todas as ferramentas necessárias para criar programas em C, C#, Objective C e Java, e como essas linguagens são todas baseadas em C, acredito que essa seja o caminho a seguir.

Neste livro o autor ensina de forma muito simples e clara, com muitos exemplos e exercícios, os caminhos para atingir esse objetivo.

Sem dúvida, é um primeiro passo muito bom.

Agora, vá fazer um sanduíche para mim.

Nenhum comentário: