4 de março de 2009

Começando a blogar. De novo.


Newseum: Do You Trust Blogs?
Originally uploaded by rcade
Estou começando a blogar.

Já faz 3 anos que estou começando a blogar.

Geralmente as coisas acontecem na seguinte ordem: a) Crio um texto e faço a postagem, b) 5 meses depois posto um vídeo do YouTube (ou uma foto do flickr, ou um link engraçadinho, ou whatever), c) 5 meses depois desisto de tudo e, finalmente, d) 5 meses depois volto ao ítem "a" novamente.

O que estou fazendo de errado? Nada, há 5.000.000 de blogueiros no Wordpress e no Blogspot que seguem a mesma receita e estão lá, felizes da vida. Eles não mantém seus blogs ativos por causa de seu conteúdo "relevante", nem por causa de Adsense, nem por consideração a todos os seus (meia dúzia de) leitores.

Na verdade não faço a menor ideia do motivo que leva uma pessoa a manter um blog cheio de letrinhas supercoloridas, com a diagramação toda torta e um erro de português atrás do outro. Nada de bom pode sair daí. Porém, não é minha intenção estudar aqui o fenômeno sociológico da - para alguns - maldita inclusão digital.

Visitando rapidamente a blogosfera, percebi que dentre os blogs com Q.I. aceitável, que me fazem querer voltar lá de vez em quando, o conteúdo é sólido, constante e geralmente direcionado a um assunto específico, por exemplo esportes, ou tecnologia, ou mesmo "dicas para blogs" (que por sinal visitei bastante nos últimos dias).

Claro, nem todo mundo é especialista em assuntos que possam despertar interesse de determinado nicho, e os que, como eu, se enquadram nesse perfil, acabam escrevendo sobre assuntos de interesse geral, diversificando o texto (o que geralmente não é ruim) e diluindo bastante o público (o que geralmente não é bom).

O fato é que, conforme li no blosque, o que define ou não o sucesso de um blog depende da expectativa e dos objetivos do próprio autor.

Eu, por exemplo, me satisfaço em apenas manter um local para esporadicamente publicar meus textos e trocar ideias com quem os tiver lido, mesmo que não passem de meia dúzia de gatos pingados.

Enfim, como já se passaram 5 meses desde minha última incursão no mundo dos blogs, chegou a hora de voltar àquele ítem "a" novamente, mas espero ser capaz de manter a constância desta vez.

Em todo caso, desde já agradeço sua visita e na pior das hipóteses, pelo menos espero vê-lo por aqui daqui a 5 meses...

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marumaki.. gostei do seu post. Bem Coerente o que explica aqui. Geralmente não leio blog sem um assunto expecífico.. mas este é o seu estilo, continue nele firme e forte! Abraço..

Alberto publicou um post sobre.. Seja bem vindo ao Sexy Help Desk

marumaki disse...

Obrigado pelo comentário, sexyhelpdesk!

Aproveitei para dar um pulinho no teu blog também, mas vou deixar pra ver com calma num horário mais reservado, ok?

Abraço!

Wander Veroni Maia disse...

Olá! Creio que para ter um blog de sucesso o autor precisa pensar no conteúdo e tratar este blog como mídia, independente se ele for profissional ou por passatempo.

O que vejo é que muitos autores criam um blog só por prazer pessoal e esquecem que se este espaço é uma mídia que precisa de leitores. Se não tiver leitores, conseqüentemente, não terá audiência, muito menos reconhecimento na blogosfera.

Além disso, é preciso intergir com outro autores. Coisas que poucos blogueiros fazem de forma sincera. Parabéns pela sinceridade de admitir a sua experiência.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

marumaki disse...

Olá Wander!

Obrigado pelo comentário!

Acredito que existam "escritores de blog" com um perfil mais despojado e outros que fazem um planejamento melhor. Estes podem até ter um pouco mais de "sucesso", porém de que valeria ser reconhecido na blogosfera mas ser incapaz de criar uma obra que satisfaça a si mesmo?

Entendo e concordo com seu ponto de vista também, mas acrescentaria que é mais a falta desse equilíbrio entre agradar aos outros e agradar a si mesmo que faz com que a maioria dos blogs acabem morrendo cedo.

[]'s

Atila City disse...

Bom acho que receita para o suscesso é como chá para gripe todos tem uma exelente, o que difere é achar sua formula, meu blog é diversificado, procuro falar sobre varios assuntos, não sou uma pessoa inteligênte e muito menos um profissional da comunicação, mas como diz nosso amigo Wander acima, temos que ter noção de que o blog é uma porta, uma ferramente de formação de opinião, por isso devemos ter muito cuidado ao que escrevemos e passamos adiante.
Não acredito que meu blog irá me sustentar daqui uns anos, porém, quero que ele exista por muito mais tempo, é um canto onde posso falar sobre temas que me agradam e fazer contatos interessantes, e isso acredito ser a formula do meu pseudo-sucesso, não sou o popular, mas dentre meu circulo de visitantes consigo encontrar pessoas que valem trocar ideias, ler e ser honrado em ser lido.
Meu caro, esta no japão correto?
estou procurando uma federaçãod e karatê aí do Nihon, infelismente não sei se poderá me ajudar, mas é da cidade de Assaí em Nagóia... irei procurar pela net... mas se puder me dar umas dicas (para eu não digitar grátis ao invés de liberdade.. como no seu post anterior...rs)
Valeu Marumaki boa sorte ao no Nihon!

marumaki disse...

Olá Atila, obrigado por comentar!

Da próxima vez, deixe aí o link para o seu blog...rs...Aí terei o prazer de retribuir a visita.

Bom, sobre a federação de karate, por acaso eu trabalho em Nagoya, mas não conheço nenhum lugar chamado assaí, não. Talvez seja Aisai...

Bom, de qualquer forma, o site em inglês da federação japonesa de karate é http://www.jka.or.jp/english/e_index.html

Espero que te ajude de alguma forma, mas qualquer coisa estamos aí!

Abraço.

Anônimo disse...

Nada como encontrar um artigo relevante, seu trabalho é bom. Continue seguindo sua linha e sucesso. Abraços