7 de maio de 2009

Ghost In The Matrix

Você sabe o que é Ghost In The Shell? Já tinha ouvido falar?

Bem, eu já tinha ouvido falar, sabia que era uma história em quadrinhos famosa, inclusive muitos dizem que foi uma das inspirações para os irmãos Wachowski filmarem Matrix, mas para falar a verdade, nunca tinha lido.

Então, mês passado Matrix fez aniversário de 10 anos e os caras do Jovem Nerd fizeram um Nerdcast sobre o tema, onde acabaram comentando um pouco sobre Ghost In The Shell. Não falaram muito, mas foi o suficiente para despertar minha curiosidade e me fazer ir atrás do livro.

Acabei com o pacote quase completo: livro, filme, animes da TV japonesa e o segundo filme também.

Li o livro e vi as animações todas em um único fim de semana. Gostei de praticamente tudo, dá para perceber claramente quais foram as referências usadas em Matrix e entender o motivo de Spielberg ter comprado o direito de adaptar a obra para o cinema, o que provavelmente ele fará usando atores americanos naquele esquemão de Hollywood.



Voltando ao assunto, nunca fui muito fã de mangás, animes, essa parada toda influenciada pela cultura japonesa. Mas adorei Ghost in The Shell, ou no original, 攻殻機動隊 (Kokaku Kidotai), porque sua história, muito bem construída, tem um tom sombrio, quase depressivo que prendeu minha atenção. O fato de se passar no futuro também ajuda a história a dar verossimilhança às dúvidas existenciais de seu personagem principal, a líder do esquadrão 9, Motoko Kusanagi.

Não vou me alongar muito mais, visto que trata-se de uma obra já com 18 anos. Quem já conhecia deve estar me achando um idiota por ter demorado tanto tempo para descobrir essa preciosidade, mas se alguém dos que estiverem lendo este post também ainda não conhecia, não vai se arrepender de gastar 2 horas de seu tempo para assistir ao menos o primeiro filme, de 1995 (trailer abaixo).


5 comentários:

Sandra Info-Macross disse...

OLá Marumaki!
Adoro desenho japonês e nunca imaginei que matrix tivesse alguma coisa a ver, porém não conheço esse Ghost in the Shell, já ouvi falar, mas não assisti, nem li. Mas assim que tiver um tempo quero ver, se bobear meu marido até tem aqui em casa!
Um abraço!

marumaki disse...

Veja sim, Sandra, que é muito bacana mesmo!

Sandra Info-Macross disse...

Oi Marumaki!
Pode me passar o link de onde vc conseguiu o mangá!?
Obrigada!

marumaki disse...

Puxa Sandra...É que eu moro no Japão, então o mangá (livro) comprei na livraria e os filmes peguei na locadora.

Se não existir no Brasil para alugar, você poderia tentar procurar o torrent em sites como Mininova, BTJunkie ou Pirate Bay. É só procurar por Ghost in the shell 1995. Pelo que pesquisei rapidamente, a versão .mkv [BluRay.x264.DUAL.480P] inclusive tem legendas em português. Mas é beeeem pesada, tem 1,5gb.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Sandra Info-Macross disse...

Ah, quem me dera morar no Japão...
Fica bem mais fácil...
Na verdade queria o mangá, vou dar uma pesquisada...
Aqui no Brasil vai ser difícil, na cidadezinha onde eu moro nem devem saber o que é mangá! rs...
Mesmo assim muito obrigada!
Um abraço!