9 de setembro de 2009

O caso Sarah Lacy


Vou tentar colocar um ponto de vista diferente do que você já deve ter lido em trocentos outros blogs por aí.

Semana passada, Sarah Lacy, jornalista da área do Silicon Valley, publicou um texto que criou polêmica no TechCrunch, famoso blog de tecnologia americano.

Aparentemente de cabeça quente por não ter conseguido um visto para ir ao Brasil, Sarah usou sua coluna no TechCrunch para desabafar.

A empresa que havia contratado para requisitar o visto (tipo despachante) não cumpriu com o prazo combinado e Sarah, depois de morrer com uma boa grana para inutilmente remarcar a passagem, acabou desistindo da viagem.

Espertamente, o despachante colocou a culpa no consulado, alegando que devido a um upgrade que estavam promovendo no sistema, na verdade ninguém estava conseguindo ser atendido.

Sarah Lacy tomou isso como verdade e saiu descascando em cima da burocracia brasileira, da falta de preparo para lidar com esse tipo de sobrecarga de sistemas e da necessidade de treinar pessoas para trabalhar a contento, a fim de deixar turistas entrarem no damn country.

Ok, ela se deu mal e depois ficou de choradeira, normal, morreu aí.

Não, não, espere um pouco. Uma gringa falou mal do Brasil. Pior, uma *americana* falou mal do melhor país do mundo, você acha mesmo que a escória digital iria deixar quieto?

Claro que não, em questão de horas centenas de trolls e flamers comentaram o post, chamando a mocinha de tudo quanto é nome, num exemplo perfeito de respeito, educação e inteligência que se espera do povão recém incluído digitalmente.

Em meio a poucos comentários lúcidos (reciprocidade, reciprocidade, reciprocidade), a maioria interpretou o texto como achou melhor e aproveitou para responder um monte de asneiras que posteriormente acabaram sendo apagadas pelo administrador do site. Uma pena, eram quase 600 comentários que valiam ouro.

Concluindo: a meu ver, o único pecado da moça foi ser arrogante a ponto de exigir que as coisas funcionassem de maneira eficiente, direcionando o discurso a todo um país (meh) em vez de focar sua ira no corpo diplomático.

Não tem nada a ver com o assunto, mas gostaria de encerrar citando algumas sábias palavras do grande filósofo Rogerio Ceni:

"Isso é lamentável", condenou Rogério. "Não sei porque essas pessoas não vão ao Senado protestar contra a política brasileira. Reúne todo mundo lá na frente do Palácio do Planalto", completou.

"Os brasileiros não se revoltam com coisas que acontecem com dinheiro do bolso deles. Se tivéssemos a mesma bravura para combater político corrupto, teríamos um país melhor".


É mais ou menos isso.

4 comentários:

Filipe Marques disse...

Cara, quer saber? Quero mais que ela se foda. No grande país dela que TUDO funciona, você é quase que humilhado por querer ir a Disney e não foram capazes de identificar um sequestro em 4 aviões, onde 3 deles atingiram o WTC e o Pentágono.

Adoram cagar cheiroso. Ela não conseguiu mas garanto que muitos conseguem todos os dias.

marumaki disse...

Pois é cara, eu também estou pouco me lixando se eles conseguem ou não vir ao Brasil. Aliás, minto, prefiro que não venham, de gente mala o país já está cheio.

Só achei estranho o povão se incomodar tanto, a ponto de entupir o site deles com mensagens cheias de ideias idiotas, sem nem ao menos entender o que de fato está escrito no post dela.

E as pessoas que fazem isso são as supostamente mais educadas, com maior poder aquisitivo, acesso a internet etc.

No fim, tudo isso se torna um reflexo das mazelas que atingem o Brasil, eleição após eleição o povo votando nos mesmos políticos e depois reclamando como se não tivesse nada a ver com isso.

Se o meu prédio está caindo aos pedaços, vou brigar para trocarem o síndico, o fato do prédio vizinho ser melhor ou pior não me ajuda em muita coisa.

Tagarela disse...

Já deu para perceber que sou nova por aqui, mas é por que estou adorando o seu blog e adoro dar umas tagareladas no blog dos outros!
Concordo com Rogério Ceni, brasileiro dá muito valor ao futebol e as coisas que realmente importam, deixam passar batido.
Vai entender!!!

marumaki disse...

@tagarela: Obrigado pela visita, como você já deve ter percebido não sou de postar muito, mas sinta-se a vontade e volte sempre que estiver a fim!

Abraços!